É pelas estradas da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, a Itaipu Binacional, que circula um modelo diferenciado de sustentabilidade e tecnologia. A usina inaugurou recentemente o quarto posto de compartilhamento de veículos elétricos. Desde dezembro de 2016, quando foi lançado, o projeto já contabilizou mais de 7.600 quilômetros rodados dentro da empresa, deixando de emitir quase uma tonelada de gás carbônico na atmosfera.
A frota de compartilhamento possui 11 veículos do modelo Twizy. Todo o desenvolvimento da iniciativa foi feito pela Itaipu, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade de Portugal. O monitoramento das viagens dos automóveis é controlado via aplicativo para smartphones.
“Você faz a reserva do carro e inicia as transações. Tudo via celular! É diferente de quando você reserva um carro e fica o dia inteiro com ele – parado, na maioria do tempo. No compartilhamento de carros você visa atender mais pessoas com menos carros”, explica Mateus Gimenez, analista de sistemas do Parque Tecnológico Itaipu.
Por enquanto, o uso é restrito aos funcionários da usina. Mas segundo Gimenez, a ideia é que isso possa ser replicado para as cidades. Já pensou em usar um carro de forma compartilhada com desconhecidos?
Fonte: TheGreenestpost