Elas são essenciais no dia a dia, mesmo que a maioria das pessoas agora prefira anotar tudo no celular ou no computador. Ainda assim, as canetas são úteis e salvam a vida de todo mundo, na hora de lembrar aquela informação importante, por exemplo. Elas são especialmente atraentes entre as crianças, as mães que o digam. São paredes, brinquedos e móveis rabiscados. No entanto, existem formas muitos fáceis de eliminar tintas de caneta das mais diversas superfícies. Conheça algumas técnicas:
Se a mancha estiver fresca, passe um pano e tente tirar o máximo possível da mancha. Caso a tinta já tenha secado, use um algodão embebido em água na mancha. Em seguida, coloque um pano embaixo da mancha, passe álcool ou removedor de esmalte com auxílio de um outro tecido.
Tire a mancha com um pano (se ela estiver fresca) ou com algodão e água (se estiver seca). Depois, coloque um pano embaixo da mancha e esfregue um pano embebido em vinagre branco.
Tente fazer o mesmo procedimento anterior, agora com creme de barbear no lugar do vinagre branco. O creme também é bastante efetivo.
Roupas manchadas com tinta de caneca podem ficar de molho em um balde com leite morno. Depois, é só lavar como de costume.
É possível também deixar as roupas com tinta de caneca de molho com suco de limão, e depois lavar normalmente. Essa fruta tem um potencial clareador bastante interessante.
Em superfícies de couro Aplique um pouco de álcool na mancha com auxílio de um papel toalha ou pano. Em seguida, use outro pano para esfregar um pouco de sabão neutro no local.
Paredes, no geral, podem ser limpas com uma esponja umedecida e detergente neutro. Evite produtos abrasivos, pois eles podem manchar a parede.
Tente limpar com álcool, removedor de esmalte ou spray de cabelo, deixando agir por alguns minutos, e limpando com um pano limpo depois.