Notícias

Programa Mulheres na Ciência e Inovação do British Council no Museu da Amanhã! Experiências e Percepções da pesquisadora Monica Buckmann

31/10/2019 08h51 | Atualizado em: 31/10/2019 09h05

Mulheres na Ciência e Inovação
Mulheres na Ciência e Inovação


Monica Frickmann Young Buckmann

Graduada em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro com Mestrado em Engenharia Civil / Recursos Hídricos e Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica na COPPE/UFRJ, hoje atua como pesquisadora no Departamento de Engenharia Costeira.

Especializada em Recursos Hídricos, trabalhou na empresa CPO – Consultoria e Projetos Ltda, onde participou de projetos nas áreas de Saneamento e Hidrologia, envolvendo sistemas sanitários; drenagem de ferrovias e rodovias; abastecimento e tratamento de água, projetos de canalização e revestimento de cursos d’água, pavimentação, e de projetos de obras de infraestrutura (estabilização de solos moles; terraplenagem; urbanização; paisagismo; abastecimento de água; esgoto sanitário; pavimentação; drenagem; distribuição de energia; iluminação e telecomunicações).

Na Área de Engenharia Oceânica participou de Projetos de Pesquisa como Análises de Hidrodinâmica e de Intrusão Salina no Canal de São Francisco, Baía de Sepetiba-RJ, com Cenários de Disponibilidade Hídrica Restrita; Recuperação Ambiental do Complexo Lagunar de Jacarepaguá-RJ; Análises de Circulação Hidrodinâmica, Transporte de Sedimentos e Renovação de Águas no Recinto da Marina Cabo Frio, RJ, com Modelagem Computacional; Projeto Baías do Brasil, criado pela Área de Engenharia Costeira e Oceanográfica (AECO) e Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da COPPE/UFRJ, sob auspícios da Fundação COPPETEC e da Secretaria Nacional de Portos (SNP). Tem interesse em desenvolvimento de modelos ambientais e modelagem computacional e atua como pesquisadora no Laboratório do SisBaHiA® utilizando modelagem computacional e realizando estudos sobre estabilidade de canais de maré.

Sob supervisão do professor Claudio Freitas Neves, junto com colegas da pós graduação dos Programas de Engenharia Oceânica, Civil e Naval, participou da criação de um capítulo estudantil denominado UFRJ COPRI, associado à UFRJ, ASCE (American Society of Civil Engineers) e COPRI (Costal, Oceans, Ports and Rivers Institute). O objetivo do UFRJ COPRI é o avanço do conhecimento, educação, desenvolvimento e prática das engenharias costeira, oceanográfica, civil, hídrica, ambiental e portuária. Foi Diretora de Projetos do UFRJ COPRI de maio de 2018 a maio de 2019 e hoje exerce a função de consultant member.

Participou do Mulheres na Ciência e Inovação, programa de capacitação a pesquisadoras da área STEM, realizado pelo Museu do Amanhã e o British Council em outubro de 2019, no Rio de Janeiro. Foram mais de 250 projetos avaliados e foi selecionada por seu projeto inovador de Monitoramento, Estudo e Design de Canais de Maré. A semana foi rica em discussões sobre o papel das mulheres na ciência, tecnologia, engenharia e matemática e teve como objetivo debater como estimular que mais meninas e mulheres se dediquem às disciplinas da ciência. Estar em contato com cientistas empreendedoras, engajadas e apaixonadas por seus trabalhos foi uma experiência rica, inspiradora e fortalecedora do papel da mulher na ciência.